Os combustíveis convencionais, ou seja, fósseis como carvão e petróleo, são altamente poluentes e nocivos ao ambiente por liberarem resíduos tóxicos em sua combustão. Por outro lado, os combustíveis alternativos são mais limpos e têm impacto reduzido na atmosfera. Confira abaixo alguns dos combustíveis alternativos e entenda porque eles são sustentáveis:

Etanol: feito a partir de plantas, como a cana-de-açúcar, reduz consideravelmente a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, sendo portanto uma alternativa sustentável frente aos fósseis.

Energia solar: captada através de painéis solares, é uma fonte de energia inesgotável e livre da emissão de gases. Apesar de ser não produzida em larga escala para automóveis, sua eficiência foi comprovada com a aplicação no teto de um veículo, que acumulava energia em um concentrador e alimentava a bateria.

Gás natural: mesmo sendo fóssil, o gás natural é considerado alternativo por ser o menos poluente entre eles. Economicamente vantajoso, também é destacado por ser seguro e ter abundância de recursos.

Elétrico: zero poluente, a alternativa dos carros elétricos não emite gases nocivos e ainda têm a vantagem de reduzir também a poluição sonora, já que a emissão de ruídos é bastante inferior em comparação aos motores de combustão interna.

Híbrido: junção de motor de combustão interna, normalmente gasolina, e um motor elétrico, diminui o consumo e a emissão de gases por permitir que o esforço do motor convencional seja diminuído.

Além dos exemplos acima, estudos e pesquisas estão em desenvolvimento para descobrir novas fontes de energia, assim como para encontrar maneiras de reduzir os custos dos combustíveis alternativos e/ou torná-los economicamente viáveis. Se você se interessa em saber mais sobre o setor automobilístico, saiba que a Siggo está sempre atenta às novidades para compartilhá-las aqui no blog, portanto conte com ela para ter informação sempre à mão sobre seguro de carro e rastreador para moto para seguir seguro.



  • Compartilhe o post

Preencha corretamente os campos abaixo,
Entramos em contato com você!