A Direção Defensiva tem como intuito principal orientar e informar os condutores de veículos a fim de promover um trânsito mais seguro para todas as pessoas. Relacionamos aqui algumas dicas de como se manter seguro, identificando situações de risco no trânsito, estimulando comportamentos seguros, tendo com objetivo a boa prática e respeito a todos.

O trânsito é feito pelas pessoas. E, como nas outras atividades humanas, quatro princípios são importantes para o relacionamento e a convivência social no trânsito.

O primeiro passo é entender os componentes e agentes presentes todos os dias nas vias, são eles:

Veículos;
Condutores;
Vias de Trânsito;
Ambiente;
Comportamento das pessoas.

VEÍCULOS
Seu veículo dispõe de equipamentos e sistemas importantes para evitar situações de perigo que possam levar a acidentes, como freios, suspensão, sistema de direção, iluminação, pneus e outros. Outros equipamentos são destinados a diminuir os impactos causados em casos de acidentes, como os cintos de segurança, o “air-bag” e a carroçaria. Manter esses equipamentos em boas condições é importante para que eles cumpram suas funções.

A manutenção preventiva proporciona economia, conforto, segurança e evita acidentes. Falamos sobre isso em post anterior, veja aqui.

CONDUTORES
A posição correta e mais confortável ao dirigir evitará desgastes físicos, mantendo sua atenção e reflexos em ordem.
Ajustar bem os retrovisores garantirá maior controle em relação aos acontecimentos externos ao seu veículo, promovendo manobras mais seguras tanto para você como para o demais condutores.
O uso de celular é proibido por lei, assim como o uso de bebidas alcoólicas, por diminuem a concentração, afetam a coordenação motora, diminuem a percepção e reduzem a capacidade de ação e reação.  Portanto, todo motorista deve respeitar, evitando o uso e consumo durante o trânsito.
Além dos carros, estão presentes no trânsito outros componentes que merecem máxima atenção por estarem, em relação aos veículos, em posição menos favorável. É o caso das motos, bicicletas e pedestres.

VIAS DE TRÂNSITO
Existem diferentes vias de trânsito, cada uma delas com suas particularidades e regras.

É proibido e perigoso transitar no acostamento. Foi criado para paradas rápidas em caso de pane, tráfego de pedestres e ciclistas. A multa por ultrapassar no acostamento é de R$ 957,70 vai pesar muito no bolso.

Cada via possui a velocidade máxima de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, consulte antes de transitar e fique atento à sinalização local.
A sinalização (placas, semáforos e de solo) servem para avisar os motoristas sobre características de uma determinada região (animais, escolas, entre outras), sobre as condições das vias (curva perigosa, trecho com neblina, proibido estacionar etc) e também para controle de tráfego (semáforos, rotatórias, direita livre etc), conhecer e respeitar garantirá maior segurança e fluidez no trânsito.
Anunciamos recentemente em nossa página no Facebook, sobre a nova Lei que obriga o uso de farol baixo nas estradas durante o dia, fique atento!

print

AMBIENTE
O clima afeta a vida de todos nós, e no trânsito não é diferente. Dirigir sob forte chuva, neblina, calor intenso, reflexo solar, pouca luminosidade, fortes ventos e fumaça pode trazer insegurança, ocasionar avarias no veículo e até acidentes graves.
Algumas dicas:

Neblina: lanternas acesas ou farol baixo ligado, dependendo da intensidade da neblina. Manter maior distância do veículo à frente.
Chuva: lanternas acesas ou farol baixo ligado, dependendo da intensidade da chuva. Manter maior distância do veículo à frente, reduzir a velocidade e frear com mais antecedência. Importante manter os limpadores de pára-brisa em ordem, eles são essenciais.
Buracos nas vias: as chuvas e o tráfego, provocam buracos e irregularidades nas vias, os motoristas precisam ficar atentos para desviar com segurança, evitando provocar acidentes devido à manobras bruscas ou ao “cair” em uma dessas imperfeições.

COMPORTAMENTO

Ações simples podem evitar grandes transtornos e até acidentes, vamos a elas:

Passageiros: devem desembarcar pela calçada, nunca pelo lado da via
Veículo à frente: mantenha uma distância (aproximadamente 2 carros) segura do veículo à sua frente
Pane: sinalize corretamente, utilizando picas alerta e triângulo
Crianças: menores de 10 anos SEMPRE no banco traseiro, com cadeiras apropriadas e cintos de segurança.
Animais: devem ser conduzidos em cadeiras apropriadas e devidamente afiveladas ao cinto de segurança do veículo.
Acidentes: é comum observarmos curiosos em torno de acidentes, reduzindo a velocidade e até parando nas vias. Situações como esta podem ocasionar outros acidentes, que poderiam ser evitados se não houvesse o desrespeito às regras de trânsito e a falta de consideração com os demais motoristas.

Dirigir com responsabilidade e segurança é dever de todos, faça a sua parte.

A Siggo apóia toda a iniciativa para um trânsito seguro, incentiva o respeito às leis de trânsito e às pessoas.
Para saber mais sobre nossos produtos e serviços acesse www.siggo.com.

 



  • Compartilhe o post

Preencha corretamente os campos abaixo,
Entramos em contato com você!