Dirigir na chuva exige atenção redobrada e alguns cuidados específicos, pois a visibilidade comprometida e a pista escorregadia podem ser perigosas. Para garantir tranquilidade ao volante é importante seguir as recomendações de segurança.

Antes de dirigir:

  • Confira se os sulcos dos pneus estão menores do que 1,6 mm de profundidade. Se eles estiverem “carecas”, providencie a troca! Como o desgaste diminui o atrito com o solo, isso pode provocar aquaplanagem (deslizamento sobre a água).
  • Água com altura entre 10 e 20 cm do solo aumenta o risco de acidentes, logo, avalie se existem condições de enfrentar a chuva. Na dúvida, espere a água baixar.

Na direção:

  • Reduza a velocidade – de 10% a 20% do limite da via – e mantenha-se afastado do carro da frente.
  • Veículos grandes, como caminhões e ônibus, podem jogar água no vidro do seu carro e fazer com que a visibilidade seja reduzida, além de assustá-lo, portanto, procure ficar afastado e atento.
  • Se a chuva piorar, procure um local seguro e espere as condições melhorarem. Evite acostamentos, pois a baixa visibilidade torna o lugar perigoso, e nunca pare em local proibido. Estacionamentos ou postos de gasolina são opções seguras.
  • Em caso de aquaplanagem, procure manter a calma e retirar o pé do acelerador, mas sem freadas bruscas. É importante segurar o volante com firmeza até que os pneus voltem a ter contato com o solo, então, quando sentir na direção que o veículo recuperou a aderência, pise nos freios até controlá-lo por completo.


Código de Trânsito: sobre normas de circulação e infrações.

Além de cuidado para evitar acidentes, dirigir na chuva também exige o cumprimento do Código de Trânsito para evitar multas e pontos na CNH.

  • Segundo o Art. 40, é proibido trafegar sob chuva sem acionar o limpador de para-brisa.
  • Segundo o Art. 171, é proibido usar o veículo para arremessar, sobre os pedestres ou veículos, água ou detritos.

Seguindo estas orientações, certamente você estará mais seguro e confiante ao trafegar na chuva, além de mais cuidadoso com os demais motoristas e também com os pedestres. Lembre-se! Faça chuva ou faça sol, conte com a Siggo para ter informações e dicas para seguir seguro na sua moto ou no seu carro.



  • Compartilhe o post

Preencha corretamente os campos abaixo,
Entramos em contato com você!