Este mês comemora-se o Dia das Crianças, a Siggo decidiu fazer esse post com dicas importantes para sempre transportá-las com segurança.

O transporte de crianças com até 10 anos de idade é regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro – CTB. As normas visam a segurança dos pequenos, que correm mais riscos em caso de acidentes por serem mais frágeis. No quadro abaixo, reunimos as obrigações e exceções para ajudá-lo a garantir a proteção desde os recém-nascidos até os quase pré-adolescentes.

 

Veículo Condição Regulamentação
Carro Transporte no banco dianteiro, ao lado do motorista: Somente a partir dos 10 anos de idade, salvo exceções.
Exceções que autorizam o transporte de menores de 10 anos no banco dianteiro:
  • quando o veículo não possuir banco traseiro, por exemplo, caminhonetes sem cabine dupla;
  • quando o número de crianças com menos de 10 anos for maior do que a capacidade dos bancos traseiros;
  • quando o veículo possuir (fabricação original) apenas cintos de segurança subabdominais (com dois pontos) no banco traseiro.
Transporte de crianças até 1 ano de idade: Obrigatório o uso de “bebê conforto ou conversível”. Sempre adequadamente ajustado no cinto de segurança de três pontos.
Transporte de crianças entre 1 e 4 anos de idade: Obrigatório o uso da “cadeirinha”. Sempre adequadamente ajustado no cinto de segurança de três pontos.
Transporte de crianças entre 4 e 7 anos e meio de idade: Obrigatório o uso do “assento de elevação”. Sempre adequadamente ajustado no cinto de segurança de três pontos.
Transporte de crianças entre 7 anos e meio e 10 anos de idade: Obrigatório o uso do cinto de segurança. Importante: obviamente, permanece obrigatório após os 10 anos.
Motocicleta Transporte na garupa: Apenas a partir dos 7 anos de idade, sendo que a criança consiga cuidar de sua própria segurança, ou seja, firmar os pés nos pedais. Sempre na garupa, nunca na frente do piloto, e com o capacete adequado ao seu  tamanho.

 

Lembre-se! O descumprimento das leis, além de comprometer a segurança das crianças, é punido com multas. Então, agora que você relembrou todas as regras do CTB sobre o assunto, transporte os pequenos da forma correta e continue contando com a Siggo para ter informação sempre à mão e seguir seguro na moto ou no carro.



  • Compartilhe o post

Preencha corretamente os campos abaixo,
Entramos em contato com você!